segunda-feira, 4 de maio de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PARÓQUIA SANTO ANTONIO SAO BENEFICIADAS COM O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)


O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA é um instrumento de política pública instituído pelo artigo 19 da Lei nº. 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto nº. 6.447, de 07 de maio de 2008.

O Grupo Gestor do PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e composto ainda pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Fazenda e Ministério da Educação é responsável pela implementação do Programa, cujas diretrizes são estabelecidas e publicadas em Resoluções.

O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 3.500,00 ao ano por agricultor familiar que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, exceto na modalidade Incentivo à Produção e Consumo do Leite, cujo limite é semestral.

Os alimentos adquiridos pelo Programa são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais e demais cidadãos em situação de risco alimentar, como indígenas, quilombolas, acampados da reforma agrária e atingidos por barragens.

Atualmente estamos realizando uma busca na zona rural e firmando a compra com os produtores locais de todos os assentamentos visando a potencialidade de cada um, pois eles serão os forcedores para o programa durante o ano de 2009.

Em nosso municipio, mais de 45 familias serão atendidas atraves do CRAS em parceria com a paróquia Santo Antonio com o programa PAA. São famílias com insegurança alimentar e possuidoras de baixa renda, o nosso objetivo é assegurar uma alimentação saudável e oferecer oficinas para que futuramente essas famílias possam garantir sua própria subsistencia alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário